terça-feira, 17 de abril de 2012

CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE Qual é o seu?


Por Caliana Mesquita


corrupção

As inúmeras denuncias de sonegação, fraude, tráficos de influência arrebatam o sistema politico nacional deixando no brasileiro a sensação de que, a falta de ética social limita o caráter daqueles, que a priore, deveriam estar trabalhando para o povo e a serviço dos mesmos. Mas a corrupção já esta atrelada ao histórico politico nacional, de tal forma, que a impressão que se tem é de que o sistema é corrupto “geneticamente”, e quem é o “louco” capaz de ousar tentar modifica-lo?



Se utilizarmos como ponto de referencia o resultado do ultimo Índice de Percepções de Corrupção e Transparência Internacional, publicado em dezembro de 2011, que avalia os países mais corruptos do mundo, perceberemos que o Brasil esta em uma situação relativamente confortável, ocupando a 73ª posição de 183 países avaliados. Diante dos constantes escândalos que são denunciados pela mídia brasileira, perceber que existem 72 nações piores do que a nossa, nos leva a um triste indagação. O ser humano é corrupto por essência ou ele é fruto do meio?

eleições 2012





Em campanhas politicas o que vemos nas ruas das cidades são panfletos, outdoors, propagandas com frases que ostentam ética e seriedade. Indivíduos que eram considerados pelas suas comunidades como “cidadãos de bem” ao assumirem o poder transformam sua essência e se adaptam ao sistema. ”O cenário politico municipal abre as portas da politica, é lá que o cidadão apodrece” diagnosticou Vera Miranda, cientista politica pela USP.



O caso mais recente de corrupção esta na Bahia, mais precisamente em Juazeiro. Roberto Carlos, um cidadão “honesto”, líder “transparente”, foi eleito deputado estadual pelo povo, por acreditarem que ele iria trabalhar de forma seria. Mas a força do sistema foi maior do que as suas referencias de vida. O deputado do PDT esta sendo acusado de manter oito funcionários fantasmas, que recebiam entre R$ 3 mil e R$ 8 mil na folha de pagamento, onde transferiam parte dos valores para a conta do deputado, de sua mulher e de um dos filhos. O caso esta sendo investigado pela policia federal. Roberto Carlos informou que só ira se pronunciar quando o inquérito for aberto. Uma atitude que confronta com os princípios de campanha, onde o povo deveria ser o primeiro informado sobre os acontecimentos.



Mas a falta de ética politica nãNelson Pelegrinoo é um assunto ignorado pelos políticos. Os mais experientes no ramo sabem onde se inicia o problema e possuem diretrizes para soluciona-lo. O deputado federal Nelson Pelegrino que começou sua vida publica em 1990, sendo deputado estadual por dois mandatos e desde 1999 deputado federal, contou ao CIRCO BRASILEIRO que “ o problema da corrupção na politica esta no sistema eleitoral. Enquanto o poder econômico estiver envolvido, a corrupção terá portas abertas na politica. O correto é que o próprio Estado passe a financiar as campanhas”, completou Pelegrino afirmando que desta forma a haveria uma limitação na troca de favores, o que é o ponto de partida para que se prolifere a corrupção no país.





O poder fascina e o dinheiro vicia. A ética então se torna irrisória diante do glamour destes dois atributos humanos. Porém se há indivíduos capazes de se manterem intactos diante do sistema, a corrupção não é nata do ser humano. E se o meio é criado pelo homem, o mesmo pode transforma-lo diante da sua necessidade. O problema é: será que quando a humanidade perceber que saúde, educação e segurança são mais importantes do que o dinheiro e o poder haverão lideres capazes de modificar a genética do sistema politico e homens dispostos a consertar o estrago social das consequências das nossas escolhas?



Quem elege o representante do povo é o próprio povo, portanto é de nossa responsabilidade fiscalizar e banir as atitudes do sistema politico, buscando avaliar o seu candidato, assistindo o horário eleitoral, conhecendo o histórico de luta e a essência politica daqueles que irão governar sua cidade, estado e país. Afinal cada povo tem o governo que merece. Então, que governo você merece ter? Eleições 2012, o futuro esta nas suas mãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário